quarta-feira, 5 de abril de 2017

Camocim: alunos desenvolvem aerogerador de baixo custo








Os alunos do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI) do IFCE campus Camocim, sob orientação do Prof. Me. Leandro Filho e do Prof. Me. Cledeilson Pereira, desenvolveram na última segunda-feira (27), um Aerogerador de baixo custo. O objetivo principal era estimular a produção de energia sustentável através das energias renováveis.

O intuito do projeto proposto pelos docentes era o de que os alunos deveriam construir um protótipo que busca, preferencialmente, a resolução de problemáticas reais de uma área de estudo específica e a promoção da multidisciplinaridade entre os docentes, ou seja, um projeto que agregasse conceitualmente as energias limpas e autossustentáveis;

Assim, os discentes construíram um gerador de energia elétrica baseado em conceitos de eletromagnetismo, usando materiais reaproveitáveis e com baixo custo. Inicialmente, foi necessária a pesquisa dos materiais de baixo custo e a análise de possíveis melhorias em um gerador de energia convencional, sendo este de material renovável e de bom valor. Foram utilizados para a construção do Aerogerador os seguintes materiais: uma lâmpada fluorescente, uma bateria de motocicleta, inversor de tensão, entre outros materiais auxiliares.

A equipe responsável pelo projeto foi composta pelos alunos do 1º semestre de MSI: José Felipe Costa de Moura, Giliarde Vitoriano da Trindade, Francisco das Chagas Costa dos Santos, Darlan Vinícios da Silva Fontenele, Natanael Gomes da Silva, Francisco das Chagas da Costa Silva.

Por fim, o instrumento em questão possibilitou a contextualização dos conhecimentos através da articulação entre teoria e prática; além de possibilitar a avaliação e vivência do discente, sob circunstâncias similares a situações reais de atuação profissional. Foi perceptível o empenho e a motivação da turma.

Texto: Ana Gabriela Souza e Marcos Fábio Teixeira Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário